Available actions

Reader available actions

Share
 

Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/AHM/DIV/1/06

Descriptive dates

1740 - 1874

Dimension and support

52 cx. com 2.008 processos manuscritos com alguns impressos.

Producer

Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.

Biography or history

D. Luís da Cunha Manuel foi nomeado ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra em 6 de Maio de 1756, ocupando a pasta até Maio de 1776, altura em que lhe sucedeu Aires de Sá e Melo. Este período ficou marcado pela acção do conde de Lippe, nomeado marechal-general do Exército Português, a partir de 1762, e pela profunda reorganização militar então implementada.

Scope and content

Secção constituída na sua maior parte por correspondência dirigida a D. Luís da Cunha Manuel, ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, na êpoca do Marquês de Pombal. Desta documentação, destacam-se as consultas da Junta dos Três Estados sobre vencimentos, nomeações e promoções de pessoal, fornecimento de alimentação às tropas, dotações de fardamento, impostos e saúde. Correspondência de diversas entidades militares, caso dos governadores das Armas sobre fortificações, abastecimentos, administração, itinerários e deslocamentos, exercícios militares e organização de regimentos; das vedorias gerais sobre as munições de boca, obras, munições e fábrico de pólvora em Alcântara e Barcarena e pagamentos às tropas nomeadamente com a Vedoria Geral da Artilharia do Alentejo; dos governadores de diversas praças e fortalezas militares e comandantes de vários regimentos sobre necessidades de pessoal, material, obras, recrutamento e disciplina. Correspondência de entidades civis, nomeadamente com diplomatas portugueses no estrangeiro sobre diplomacia e com juizes, provedores, corregedores e ouvidores de várias comarcas sobre justiça, degredos, prisões, disciplina, recrutamento e defesa de fronteiras. Destaque ainda para diversa correspondência de oficiais estrangeiros em serviço em Portugal com realçe para a documentação do conde de Lippe sobre a organização militar.

Arrangement

Esta colecção não se encontra organizada, os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Access restrictions

Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é permitida através de cópia digital.

Language of the material

Contém documentos em francês, italiano, inglês, latim, russo e espahol.

Physical characteristics and technical requirements

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação, afectando por vezes a leitura.

Alternative form available

Secção digitalizada.

Related material

Ver as secções: "Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra (1736 - 1756)" (DIV/1/5), "Capanha de 1762. Guerra Fantástica (1762 - 1763)" (DIV/1/7) e "Comando do Conde de Lippe (1762 - 1768)" (DIV/1/8).

Publication notes

AHM - Comemorações do bicentenário da morte do marquês de Pombal. O contributo do AHM. Inventário de Documentos, originais ou cópias, assinados pelo ministro Sebastião José de Carvalho e Melo existentes no AHM. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 52 (1982), pgs. 121-589. AHM - Legislação de âmbito militar do período pombalino (1750-1777). In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 52, pgs. 515-555.