Available actions

Reader available actions

Share
 

Depósitos Gerais

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/AHM/DIV/3/48

Descriptive dates

1813 - 1835

Dimension and support

2 caixas com 174 processos manuscritos.

Producer

Esta colecção é composta por documentos produzidos pelos Depósitos Gerais de cavalaria de Évora e de Salvaterra.

Biography or history

A Inspecção Geral de Cavalaria tinha a seu cargo o pessoal e material de Cavalaria, sendo extinta pelo Decreto de 1 de Janeiro de 1834 que extingue as inspecções gerais permanentes de cada arma. A inspecção detinha depósitos gerais locais, de que são exemplo os depósitos de Évora e Salvaterra. Em 1834, por portaria de 15 de Janeiro, foi organizado o Depósito Geral de Cavalaria , com sede em Belém, herdando as funções da Inspecção Geral, sendo comandado por um oficial superior com autoridade de comando responsável pela regularidade do serviço, da instrução e disciplina da Arma de Cavalaria. Foi extinto por Carta de Lei de 1 de Agosto de 1860, as suas funções foram herdadas pela Escola Prática de Cavalaria.

Scope and content

Colecção de mapas da actividade para o serviço, disciplina e conduta dos cadetes nos depósitos Gerais de Cavalaria de Salvaterra, sob o comando de António Carlos Cary, e de Évora , sob o comando de João Browne e Jorge White.

Arrangement

Colecção organizada por depósito e ordenada cronologicamente.

Related material

Ver a colecção de Livros de Registo Antigos (AHM/FG/5).

Publication notes

CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA MILITAR - Genealogia dos Corpos do Exército: Armas e Serviços. Cadernos de História Militar, nº 13. Lisboa, Direcção do Serviço Histórico-Militar, 1991. Colecção de Legislação Portuguesa (1800 - 1850). Lisboa, Imprensa Nacional.