Available actions

Reader available actions

Share
 

Voluntários Realistas

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/AHM/DIV/3/41

Descriptive dates

1828 - 1834

Dimension and support

12 caixas com 508 processos.

Producer

Corpos de Voluntários Realistas.

Biography or history

Com a constituição do governo miguelista, em 1828, foram tomadas as primeiras providências militares especiais com destaque para a dissolução dos batalhões voluntários do comércio e das guardas nacionais de Lisboa e criação dos corpos de Voluntários Realistas, como tropas de 2ª linha. Em 26 de Maio constituíram-se os primeiros batalhões em Lisboa, formando um Corpo de 2.000 homens cujo comando foi assumido pelo próprio D. Miguel. Outros batalhões foram constituídos em diferentes zonas do país, nomeadamente no Minho, Trás-os-Montes, Beiras, Alentejo e Algarve, num total de 49 batalhões. Em 10 de Julho de 1832, D. Pedro decretou a extinção dos batalhões de Voluntários Realistas, que acusava de ilegalmente organizados, criando em sua substituição os batalhões nacionais. Foram definitivamente extintos em 1834 após a vitória liberal.

Scope and content

Secções composta por propostas de organização dos corpos de Voluntários Realistas em diversas localidades; mapas da força, relações de antiguidade, propostas para reforma e demissões de militares; propostas e ofícios relativos ao provimento de postos vagos; e requisições e situação do material dos diversos corpos.

Physical characteristics and technical requirements

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Related material

Os corpos de Voluntários Realistas estão referenciados em Livros Mestres e em publicações impressas como Ordens do Dia e Ordens do Exército.

Publication notes

AHM - Inventário dos documentos da 3ª Divisão - 41ª Secção (Voluntários Realistas). In: Boletim do AHM, Lisboa, vol. 56 (1987), pp. 155-241. Martins, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945. Selvagem, Carlos - Portugal Militar. Lisboa, Imprensa Nacional, 1931. Salema, Vasco da Costa - Batalhão de Voluntários Realistas da Covilhã e Fundão: 1828-1834. Comissão do centenário da Cidade da Covilhã, 1970.