Available actions

Reader available actions

Share
 

Legiões

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/AHM/DIV/3/22

Descriptive dates

1798 - 1829

Dimension and support

3 caixas com 183 processos manuscritos e impressos.

Producer

Colecção de documentos produzidos e recebidos pela Leal Legião Lusitana, Legião de Tropas Ligeiras e Legiões Nacionais de Lisboa (Campo de Santa Clara, Cais, Rossio, Campo de Santana, Paço da Rainha, Praça do Comércio, Cais do Sodré, Carmo, Loreto, São Pedro de Alcântara, Estrela, Necessidades, Campo de Ourique, Amoreiras, Cruz do Tabuado, Belém e

Ajuda), enquanto unidades de 2ª Linha.

Biography or history

A Leal Legião Lusitana foi organizada em Londres, em Julho de 1808 e dissolvida por Ordem do Dia de 4 de Maio de 1811 dando origem aos Batalhões de Caçadores 7, 8 e 9.

A Legião de Tropas Ligeiras foi criada por decreto de 7 de Agosto de 1796, composta de Infantaria, cavalaria e Artilharia. Por decreto de 23 de Junho de 1803, a Bataria de Artilharia Ligeira desta legião foi incorporada no Regimento de Artilharia de Corte.

As Legiões Nacionais de Lisboa foram criadas por decreto de 23 de Dezembro de 1808 e extintas por alvará de 12 de Dezembro de 1829 passando a constituir 8 Regimentos de Ordenanças.

Scope and content

Colecção composta por projectos de formação das legiões e informações sobre a organização e dissolução dos batalhões, recrutamento, listas de antiguidade, mapas da força e relações de pessoal, informações semestrais, correspondência sobre promoções, propostas de provimento de postos vagos e escolha dos comandantes, vencimentos, fardamento e fornecimentos de víveres e forragens e informações políticas sobre os oficiais das legiões.

Arrangement

Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931. No entanto, nesta secção, podemos constituir 4 séries relativas às seguintes unidades:

1 . Leal Legião Lusitana

2 . Legião de Tropas ligeiras

4 . Legiões Nacionais de Lisboa.

Language of the material

Contém alguns documentos em inglês.

Physical characteristics and technical requirements

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Related material

Para este tema ver as seguintes colecções: Organização do Exército (AHM/DIV/3/2); Livros de Registo Antigos (AHM/FG/5/F5).

Publication notes

AHM - “Projecto de formação da Legião de Tropas Ligeiras, 1976, pelo marquês de Alorna”. In: Boletim do AHM, Lisboa, vol. 18 (1948), pgs. 91 - 105. BALULA CID, António José - Unidades de Infantaria: sua evolução desde 1640 até à actualidade. Lisboa, 1956 Colecção de Leis, Alvarás, Decretos e Resoluções Militares (1752 - 1877). Lisboa, Imprensa Nacional. ESTADO Maior do Exército - Genealogia dos Corpos do Exército: Armas e Serviços. Cadernos de História Militar, 13. Lisboa, Direcção do Serviço Histórico-Militar, Centro de Estudos de História Militar, 1991.