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Direcção dos Serviços do Ultramar.

Description details

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/AHM/FO/039

Descriptive dates

1943 - 1961

Dimension and support

192 Cx. (Cx. 564 - 755), ca. 1800 pç.

Producer

Direcção dos Serviços do Ultramar

Biography or history

A Direcção dos Serviços do Ultramar foi criada pelo decreto-lei 38.732 de 28 de Abril de 1952, na dependência do Ministério do Exército, com a missão de reunir todas as actividade relativas às forças do ultramar. Organicamente era dirigida por um director auxiliado por um adjunto e composta por um gabinete, uma 1ª secção relativa ao pessoal, uma 2ª secção relativa ao material, uma repartição de administração e uma secretaria. Em 1959 a Direcção dos Serviços do Ultramar foi extinta através do decreto-lei 42.564 de 7 de Outubro, que reorganizou o Ministério do Exército. Ainda neste ano foi constituída a comissão liquidatária para proceder à transferência dos materiais e arquivos da DSU. O arquivo da DSU foi entregue no Arquivo Geral do Exército em 1960, que o transferiu posteriormente para o Arquivo Histórico Militar.

Scope and content

Fundo constituído pela documentação produzida e recebida pela Direcção dos Serviços do Ultramar no âmbito das suas actividades. Destaque para a documentação do Gabinete nomeadamente estudos e planos de defesa e ordens de operações dos comandos militares ultramarinos; organização dos comandos, das forças terrestres ultramarinas e das unidades expedicionárias a nível de pessoal, material e instalações; informações e relatórios sobre a situação política do ultramar incluíndo questões internacionais; planos, directivas e relatórios de instrução bem como de exercício e manobras. A nível de Pessoal desaque para a mobilização e rendição de tropas, nomeação de pessoal para o ultramar incluíndo oferecimentos , recrutamento, promoções e requerimentos do pessoal em expedição. A documentação da secção de Administração é composta sobretudo por orçamentos e despesas anuais das províncias ultramarinas, fundo de defesa militar do ultramar e vencimentos. A documentação da Secretaria é constituída sobretudo por correspondência expedida, circulares, legislação relativa às províncias ultramarinas e ordens de serviço da DSU.

Appraisal information

Eliminação de cópias, formulários não preenchidos, livros de protocolo e sinopses de correspondência, requisições de publicações diversas (1951-1952). Na correspondência expedida (sr.62) optou-se pela amostragem, conservando-se um mês por cada ano, entre os anos de 1950 e 1959, uma vez que se trata de correspondência administrativa normalmente recuperada nos processos da Direcção.

Arrangement

Fundo organizado de acordo com o classificador da DSU e composto por 4 secções:

A - Gabinete; B - Pessoal; C - Administração; D - Secretaria

As séries, num total de 74, foram ordenadas cronologicamente e dentro de cada ano , primeiro os processos de carácter geral, depois os relativos à metrópole e, finalmente, os processos de cada província ultramarina de acordo com o classificador original: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Principe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.

Plano de classificação da DSU:

A - GABINETE:

1 - Cartas de Comando e Directivas de Defesa dos Comandos

2 - Planos de Defesa e Ordens de Operações

3 - Reconhecimentos e Estudos para Defesa

4 - Ordem Pública

5 - Zonas Militares e de Servidão Militar

6 - Orgânica

7 - Reorganização das Forças Terrestres Ultramarinas: Estudos Gerais

8 - Reorganização das Forças Terrestres Ultramarinas: Pessoal

9 - Reorganização das Forças Terrestres Ultramarinas: Material

10 - Reorganização das Forças Terrestres Ultramarinas: Obras

11 - Serviço de Informações e Relatórios

12 - Planos e Directivas de Instrução

13 - Relatórios de Instrução

14 - Exercícios e Manobras

15 - Cifra

16 - Conferências e Assuntos Internacionais

17 - Relações com Autoridades Militares Estrangeiras

18 - Relações com Autoridades Civis

19 - Assuntos Indigenas

20 - Propaganda Militar

21 - Rendição de Tropas e sua Organização

22 - Relatórios dos Comandos Militares

23 - Inspecções e Relatórios

24 - Festas e Comemorações

25 - Mobilização

26 - Recrutamento (Estudos)

27 - Visitas ao Ultramar

28 - Serviços

29 - Gabinete: Diversos

B - PESSOAL:

30 - Nomeação e Recondução de Comandantes Militares

31 - Nomeação de Pessoal para Cabo Verde

32 - Nomeação de Pessoal para a Guiné

33 - Nomeação de Pessoal para S. Tomé

34 - Nomeação de Pessoal para Angola

35 - Nomeação de Pessoal para Moçambique

36 - Nomeação de Pessoal para a Índia

37 - Nomeação de Pessoal para Macau

38 - Nomeação de Pessoal para Timor

39 - Oferecimentos para servir no Ultramar

40 - Requisições de Passagens e Embarques

41 - Pessoal em Comissão Civil

42 - Civis Contratados ou prestando Serviço Assalariado

43 - Efectivos, Mapas, Registos e Relações de Pessoal

44 - Recrutamento Militar

45 - Licenciamento no Ultramar (Disponibilidades)

46 - Licenças Várias

47 - Desastres em Serviço, Hospitalizações, Juntas de Saúde, Incapacidades, Reformas, Falecimentos

48 - Assistência a Militares Tuberculosos

49 - Justiça, Disciplina e Recompensas

50 - Cursos, Concursos, Estágios e Exames

51 - Promoções

52 - Matrícula

53 - Contratos e Readmissões

54 - Uniformes, Continências e Honras Militares

55 - Pessoal em Expedição: Requerimentos e Pretensões

56 - Pessoal: Diversos

C - ADMINISTRAÇÃO:

57 - Fundo de Defesa Militar do Ultramar (FDMU)

58 - Orçamentos

59 - Vencimentos e Abonos

D - SECRETARIA:

60 - Pessoal da DSU em Serviço ou em Trânsito

61 - Serviço de Correspondência

62 - Correspondência Expedida

63 - Correspondência Classificada Expedida

64 - Telegramas Expedidos

65 - Telegramas da Defesa Nacional para a Índia

66 - Telegramas do Ministério do Exército para o Comando Militar de Goa

67 - Mensagens Cifradas

68 - Livros de Registo de Correspondência Entrada

69 - Livros de Registo de Correspondência Classificada Entrada

70 - Circulares Recebidas

71 - Ordens de Serviço da DSU

72 - Legislação e Regulamentos Militares

73 - Animal, Material e Viaturas da DSU

74 - Secretaria: Diversos