Available actions

Reader available actions

Share
 

Tesouraria Geral das Tropas.

Description details

Description level

Subfond Subfond

Reference code

PT/AHM/FG/5/C08

Descriptive dates

1756 - 1832

Dimension and support

185 livros manuscritos.

Producer

Tesouraria Geral das Tropas.

Biography or history

Por Lei de 9 de Julho de 1763, as Vedorias e Contadorias de Guerra foram extintas, criando-se em sua substituição três Tesourarias Gerais das Tropas, para as quais foram nomeados 3 tesoureiros: um com residência em Lisboa (Tesouraria Geral da Corte e Estremadura também conhecida por Tesouraria Geral da Divisão do Centro a partir de 1801), outro em Elvas (Tesouraria Geral do Sul) e outro no Porto (Tesouraria Geral do Norte). Estas Tesourarias supervisionavam o emprego das verbas atribuídas ao Exército aquartelado em cada área, nomeadamente os pagamentos dos soldos dos regimentos de Infantaria, Artilharia e Cavalaria com quartel fixo nessas áreas, prestando todos os meses contas directamente ao Erário Régio. À Tesouraria da Corte cabia ainda o pagamento dos oficiais generais, inspectores, governadores, sargentos-mores, ajudantes de praça e engenheiros. Segundo o Decreto de 30 de Julho de 1763, nos cofres das Tesourarias devia existir um mês de soldo antecipado para fazer face às despesas. Estas Tesourarias foram extintas em 1816 e substituídas pela Tesouraria Geral do Exército. As Tesourarias do Norte e Sul prolongaram a sua existência para além da extinção da Tesouraria Geral do Exército.

Scope and content

Este sub-fundo é constituído por livros de registo das Tesourarias Gerais das Tropas da Corte e Província da Estremadura, do Norte e do Sul, nomeadamente patentes, vencimentos, ordens para as vedorias, correspondência expedida, contas de vários hospitais militares, da remonta do Exército e da própria Tesouraria, aviso e despachos da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra; informações sobre requerimentos; contas correntes dos conselhos de administração de diversos regimentos, despesas remetidas ao Erário Régio, contas com os comissários das províncias e correspondência da Inspecção das Tesourarias do Reino. Os livros com datas anteriores a 1763 foram herdados das Vedorias e Contadorias pelas Tesourarias Gerais das Tropas.

Arrangement

Sub-fundo organizado em 4 secções e 86 séries ordenadas cronologicamente.

Classificador:

C) ÓRGÃOS GERAIS DE FINANÇAS

(SF) C8. Tesourarias Gerais das Tropas

· (SC) CE - Tesouraria Geral das Tropas da Corte e Província da Estremadura

· (SC) N - Tesouraria Geral das Tropas do Norte

· (SC) S - Tesouraria Geral das Tropas do Sul

· (SC) I - Inspecção Geral das Tesourarias das Tropas do Reino

Related material

Ver Vedorias e Contadorias de Guerra (C1 - C7) e Tesouraria Geral do Exército (C10).

Publication notes

Almanaque Militar de 1855. Lisboa, 1855. Colecção de Legislação Portuguesa (1750 - 1840). Lisboa, Imprensa Nacional. Colecção de Leis, Alvarás, Decretos e Resoluções Militares (1752 - 1877). Lisboa, Imprensa Nacional.