Available actions

Reader available actions

Share
 

Comissariado do Exército.

Description details

Description level

Subfond Subfond

Reference code

PT/AHM/FG/5/D6

Descriptive dates

1812 - 1854

Dimension and support

18 livros manuscritos.

Producer

Comissariado do Exército.

Biography or history

Criado para tratar do fornecimento dos víveres ao Exército, à semelhança do serviço de abastecimentos inglês, por influência de Beresford, foi regulamentado por Portaria de 21 de Novembro de 1811, entrando em vigor a partir de 1 de Janeiro de 1812. Foi composto por um comissário-em-chefe (nomeado pelo Rei), deputados-comissários, assistentes-comissários, assitentes-deputados, comissários, fiéis e escriturários. Mensalmente o comissário-em-chefe remetia à Secretaria da Guerra e ao Comandante-em-Chefe do Exército um mapa das rações de pão, étape e forragens distribuídas no mês anterior; um mapa com as existências nos depósitos; um mapa dos transportes utilizados no serviço do Exército; um mapa do estado dos pagamentos dos transportes e um orçamento das despesas com os víveres e transportes, até ao dia 24 de cada mês. Embora tivesse sido extinto pelas Cortes por Decreto de 10 de Abril de 1821, foi restabelecido em 1823. Os Liberais, através do Decreto de 21 de Setembro de 1833, mandaram pôr em vigor e observância o Regulamento de 1811 relativo ao Comissariado. Em 1842, pelo Decreto de 7 de Dezembro, o seu quadro de pessoal foi reduzido. Foi finalmente extinto por Decreto de 18 de Setembro de 1844, tendo as suas funções sido herdadas pela Inspecção Fiscal do Exército, nomeadamente pela Direcção de Fornecimento de Víveres, em 1846.

Scope and content

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de contas do cofre, correspondência sobre o fornecimento das tropas e da Comissão Liquidatária do Comissariado.

Arrangement

Sub-fundo organizado em 10 séries ordenadas cronologicamente.

Classificador:

D) ÓRGÃOS GERAIS DE LOGÍSTICA

(SF) D6. Comissariado Geral do Exército (1812 - 1854)

Related material

Ver Junta da Direcção-Geral dos Provimentos de Boca (D5) e Direcção dos Fornecimentos de Víveres para os Corpos do Exército (D7).

Publication notes

Colecção de Legislação Portuguesa (1810 - 1850). Lisboa, Imprensa Nacional.