Classification scheme

Available actions

Reader available actions

Share
 

Arsenal das Obras Militares / Inspecção dos Quartéis Militares.

Description details

Description level

Subfond Subfond

Reference code

PT/AHM/FG/5/D3

Descriptive dates

1807 - 1848

Dimension and support

96 livros manuscritos.

Producer

Arsenal das Obras Militares / Inspecção dos Quartéis Militares.

Biography or history

A direcção das obras de fortificação esteve incumbida a um general com o título de “Engenheiro-mor do Reino” e os chefes dos engenheiros em algumas províncias como o Alentejo e Algarve, tinham a denominação de engenheiros mores da respectiva província. A Inspecção Geral dos Quartéis Militares foi estabelecida por Aviso de 7 de Novembro de 1808. Em 1811, por Portaria de 8 de Agosto, criou-se a Intendência Geral e Fiscal das Obras Militares e o Arsenal das Obras Militares, regulamentados em 26 de Novembro desse ano, para tratar das fortificações, pontes e canais. A Inspecção e o Arsenal foram extintos por Decreto de 4 de Novembro de 1842 passando as suas funções a ser exercidas pelos Corpo de Engenheiros e Arsenal do Exército. Em 1853, a Lei de 16 de Agosto dissolve as comissões de liquidação e os pagamentos das contas da Inspecção das Obras e Quartéis Militares.

Scope and content

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de rendas e assentamento de prédios ocupados no serviço militar, despesas da Repartição de Obras Públicas, avisos e ordens da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, correspondência expedida para a Secretaria Militar, Quartel-Mestre General, Ajudante General do Exército, pagadorias das Obras Militares e oficiais caserneiros; registo dos empregados da Intendência e Contadoria do Arsenal, balanços do cofre e correspondência das Pagadorias de Elvas, Faro e Porto.

Arrangement

Sub-fundo organizado em 3 secções e 23 séries ordenadas cronologicamente.

Classificador:

D) ÓRGÃOS GERAIS DE LOGÍSTICA

(SF) D3. Arsenal das Obras Militares / Inspecção dos Quartéis Militares (1807 - 1848)

(SC) PE - Pagadoria de Elvas

(SC) PF - Pagadoria de Faro

(SC) PP - Pagadoria do Porto

Related material

Ver Arsenal do Exército (D1).

Publication notes

Almanaque Militar de 1855. Lisboa, 1855. Almanaque Militar para 1878. Lisboa, 1878 Colecção de Legislação Portuguesa (1810 - 1860). Lisboa, Imprensa Nacional.