Available actions

Reader available actions

Share
 

Inspecção Geral de Cavalaria / Depósito Geral de Cavalaria

Description details

Description level

Subfond Subfond

Reference code

PT/AHM/FG/5/B3

Descriptive dates

1801 - 1834

Dimension and support

9 livros manuscritos.

Producer

Inspecção Geral de Cavalaria / Depósito Geral de Cavalaria

Biography or history

A Inspecção Geral de Cavalaria tinha a seu cargo o pessoal e o material de Cavalaria, sendo extinta pelo Decreto de 1 de Janeiro de 1834 que extingue as inspecções gerais permanentes das diferentes Armas. O Depósito Geral de Cavalaria, com sede em Belém, foi organizado por Portaria de 15 de Janeiro de 1834, herdando as funções da Inspecção Geral, sendo comandado por um oficial superior com autoridade de comando responsável pela regularidade do serviço, da instrução e disciplina da Arma de Cavalaria. Neste Depósito reuniam-se todos os oficiais e praças de pré e cavalos pertencentes aos Regimentos de Cavalaria 10 e 11, Regimento de Lanceiros da Rainha e recrutas e cavalos sem destino. Era composto por 4 secções: 1ª - Recrutas e cavalos sem destino; 2ª - Praças e cavalos do RC 10; 3ª Praças e cavalos do RC 11; 4ª - Praças e cavalos do Regimento de Lanceiros. Foi dissolvido em 1835, sendo reactivado por Decreto de 20 de Dezembro de 1849 e reorganizado por Portaria de 4 de Agosto de 1851, ficando composto por um estado-maior, um estado-menor, Destacamentos dos 8 Regimentos da Arma e da Escola de Equitação e do Ensino do Jogo das Armas. Por Decreto de 11 de Dezembro desse ano suspendeu a sua organização, pelo que a Escola de Equitação foi reunida a um dos Corpos desta Arma. Foi extinto por Carta de Lei de 1 de Agosto de 1860 passando em 1868 para Torres Novas (cf. Decreto de 10 de Dezembro). As suas funções foram herdadas pela Escola Prática de Cavalaria.

Scope and content

Este sub-fundo é constituído por livros de registo de correspondência expedida, atestados e certidões, mapas diários do Depósito Geral e registo de avisos da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra.

Arrangement

Sub-fundo organizado em 5 séries ordenadas cronologicamente.

Classificador:

B) COMANDOS E ÓRGÃOS GERAIS

(SF) B3. Inspecção Geral da Cavalaria / Depósito Geral de Cavalaria

Related material

Ver Unidades de Cavalaria (F).

Publication notes

Almanaque Militar de 1855. Lisboa, 1855. CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA MILITAR - Genealogia dos Corpos do Exército: Armas e Serviços. Cadernos de História Militar, nº 13. Lisboa, Direcção do Serviço Histórico-Militar, 1991. Colecção de Legislação Portuguesa (1800 - 1850). Lisboa, Imprensa Nacional.