Classification scheme

Available actions

Reader available actions

Share
 

Arquivo Particular de Charles Raeuber

Description details

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/AHM/FP/67

Title type

Atribuído

Date range

1808 Date is certain to 1990 Date is certain

Descriptive dates

1808 - 1998

Extents

144 Pastas

Holding entity

Arquivo Histórico Militar

Producer

Charles Raeuber

Biography or history

Charles Raeuber foi um amador profissional ou um profissional amador, observador, pensativo, curioso e contido nas palavras, sempre à procura da palavra certa e fiel às suas amizades.

Aos 19 anos, durante a Segunda Guerra Mundial, alistou-se no Exército Suíço como recruta de rádio e telefone, atingindo pouco depois o posto de cabo.

Progressivamente, tornou-se suboficial de informação, peça indispensável num Regimento de Infantaria, substituindo o respetivo oficial, um major, não apenas nas suas ausências, mas também por um período mais longo. Não há memória de um caso semelhante em que um cabo tenha chefiado um regimento.

Profissional amador ou o caso oposto, desempenhou também uma atividade civil. Começando como empregado comercial, terminou a sua carreira como vice-diretor de um conhecido banco na Suíça. Mas distinguiu-se de todos os outros ao criar um grupo de trabalho encarregado de selecionar os negócios e os clientes. Graças à sua profunda e inteligente perceção das coisas, Charles Raueber tornou-se indispensável em qualquer área na qual se envolvesse.

Uma palavra, ainda, para a sua vertente cultural. Historiador amador, debruçou-se sobre a Batalha do Buçaco, deixando uma obra na qual revela o seu método de investigação.

Acquisition information

Documentação doada pela filha do legatário, Madame Alexandra Lavizzari Raeuber, acompanhada pelo neto Tiziano Raeuber e o Brigadeiro Jean Langenberger, membro da Comissão Suissa de Ciências e História Militar.

Notes

Nota Nº. 011.00 Proc. 8.2.2