Available actions

Reader available actions

Share
 

Arnaldo Garcez (Col).

Description details

Description level

Serie Serie

Reference code

PT/AHM/FE/CAVE/AG

Descriptive dates

1917 - 1919

Dimension and support

1 album com 1791 positivos fotográficos e 7 caixas de negativos em vidro.

Producer

Arnaldo Garcez (1885-1964).

Biography or history

Arnaldo Garcez nasceu em Santarém em 1885. Desde cedo que se dedicou à fotografia tendo feito trabalhos para alguns jornais de Lisboa. Em 1911 já tinha obtido algum sucesso profissional, não sendo de estranhar que em 1916 Norton de Matos, Ministro da Guerra, o tenha convidado para realizar a cobertura fotográfica dos exercícios de preparação militar da Divisão de Instrução que tiveram lugar no campo de manobra de Tancos.

Quando as tropas partem para França no ano seguinte, enquadradas no Corpo Expedicionário Português, Arnaldo Garcez acompanha-as, tendo para o efeito sido-lhe atribuído o posto de Alferes “equiparado”. Ao serviço do Exército registou para a posteridade o quotidiano dos soldados portugueses nos campos de treino, no campo de batalha, das trincheiras aos abrigos e às ruínas e na retaguarda, quer nos hospitais, quer nos momentos de confraternização com as restantes tropas aliadas e a população francesa e por fim na celebração do dia da vitória.

Só regressou a Portugal em 1921 e aqui continuou a colaborar com o Exército, acompanhando as cerimónias de transladação do Soldado Desconhecido e fazendo parte da Comissão dos Padrões de Guerra. Trabalhou também para o Diário de Lisboa, tendo sido enviado ao Brasil para seguir a travessia aérea do Atlântico Sul realizada, em 1922, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Morreu em 1964.

Acquisition information

Colecção transferida do CAVE para o AHM em 14 de Maio de 2001.

Arrangement

Esta colecção não foi organizada no AHM, tendo sido respeitada a numeração efectuada pelo CAVE.