Joshua Benoliel nasceu em Lisboa em 13 de Janeiro de 1873 e morreu em 3 de Fevereiro de 1932. Este descendente de uma família hebraica que se instalara em Gibraltar é considerado por muitos como o criador da reportagem fotográfica em Portugal e talvez o maior fotógrafo português do século XX.
Fez a cobertura fotográfica dos grandes acontecimentos da sua época, acompanhando os reis D. Carlos e D. Manuel II nas suas viagens ao estrangeiro, assim como a revolução de 1910, as revoltas monárquicas durante a Primeira República e o exército português que combateu na Flandres durante a Primeira Guerra Mundial.
Aparecia em toda a parte onde se dava um grande acontecimento para o fixar, quer fosse o tiroteio das revoluções ou as recepções dos chefes de Estado. Duarante trinta anos teve uma vida profissional agitada que ninguém na sua época conseguiu igualar. Trabalhou para numerosos jornais e revistas nacionais e estrangeiras, mas foi ao "Século" e à "Ilustração Portuguesa" que consagrou a maior parte da sua actividade jornalística. As suas fotografias caracterizam-se pelo intimismo e humanismo com que abordava os temas.