Available actions

Reader available actions

Share
 

Fortificações (col.).

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/AHM/DIV/3/09

Descriptive dates

1648 - 1932

Dimension and support

111 cx. com processos manuscritos e alguns impressos.

Producer

Diversas proveniências, na sua maior parte fortificações do continente e ilhas adjacentes.

Scope and content

Esta secção é constituída por mapas da força, relações de oficiais, relatórios de inspecções às fortificações, estudos, memórias e planos de defesa de várias praças militares nas diversas províncias nomeadamente no Minho, Trás-os-Montes, Douro, Beira, Ribatejo, Estremadura, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores. Destaque para as praças de Valença do Minho, Chaves, Almeida, Cascais e São Julião da Barra, Abrantes, Marvão, Campo Maior, Elvas, Estremoz, Lagos e Portimão. Nas cxs. 106 a 108 encontram-se os trabalhos de Carlos Calixto sobre fortificações marítimas.

Arrangement

Os documentos foram ordenados, tanto quanto possível, por províncias e, dentro destas, cronologicamente por fortificações. No entanto para estudar uma determinada fortificação é indispensável consultar também os documentos gerais da província a que a fortificação pertence e os relativos a todas as fortificações. No caso de fortificações que dependiam administrativamente de outra, a sua documentação poderá aparecer integrada na fortificação que a superintendia.

Plano de Classificação:

Documentos Gerais

Minho - Documentos gerais, Melgaço, Monção, Valença do Minho, Vila Nova de Cerveira, forte de Lovelhe, Caminha, Bateria do Bom Sucesso, forte de Âncora, fortaleza da Ínsua, castelo de Castro Laboreiro, castelo do Lindoso, Ponte de Lima, castelo de Santiago Maior da Barra de Viana, fortes do Cão, Rego de Fontes e Montedor, forte de Esposende.

Douro - Documentos gerais, castelo de São João Batista de Vila do Conde e castelo de Nossa Senhora da Conceição de Póvoa de Varzim, castelo de São Francisco Xavier do Queijo, fortaleza da Serra do Pilar, castelo de São João da Foz, castelo de Nossa Senhora das Neves de Leça de Matosinhos, forte de São João de Vila Chã.

Trás-os-Montes - Documentos gerais, Bragança, castelo de Moncorvo, castelo de Montalegre, Miranda do Douro, Chaves.

Beira - Documentos gerais, Almeida, Monsanto, forte da Barra de Aveiro, Buarcos e Figueira, Salvaterra do Extremo, Alfaiates, forte de Almofa, castelo de Celorico, castelo de Penela, Penamacor, castelo de Leiria.

Estremadura - Documentos gerais, Peniche, forte de São João Batista da Berlenga, forte de Paimoco, forte da Luz, forte da Consolação, Nazaré, forte de S. Martinho, castelo de Óbidos, castelo de Torres Vedras, forte do Sobral de Monte Agraço, bateria de São José de Ribamar, baterias de Porto Novo e de Porto da Foz, Ericeira, bateria de Pena Firme, forte do Magoito, fortes de Milreu e Santa Susana, bateria da Praia das Maças, Cascais, baterias Cresmina, Alta e Galé, forte de São Roque, forte de Santa Marta, forte da Roca, forte de São Jorge, forte de Santo António da Barra (ou Forte Velho), forte da Cruz de Santo António, forte de Santo António do Estoril, forte de São Brás, fortes de São João e de São Pedro da Cadaveira, forte do Guincho, forte da Guia, forte de Santa Catarina, forte de Nossa Senhora da Conceição, São Julião da Barra, torre de São Lourenço da Barra, forte de Santo Amaro do Areeiro, forte de São Domingos de Rana do Junqueiro, forte de Nossa Senhora das Mercês de Catalazete, forte de Caxias, forte de São Pedro de Paço de Arcos, reduto da Ameixoeira, forte de D. Luís, forte de São João das Maias, torre de São Vicente de Belém, baterias e forte do Bom Sucesso, forte de São Bruno, forte da Cruz Quebrada, forte de Nossa Senhora de Porto Salvo, forte de São

Francisco, torre de São Sebastião da Caparica, forte de Nossa Senhora do Vale, bateria da Ribeira da Lage, bateria da Praia (Alto de Santo Amaro), forte do Algueirão (do duque de Bragança ou reduto de Gomes Freire), forte da Feitoria, castelo de São Jorge, Alcântara e baluarte do Sacramento (ou de Alfarrobeira), Monsanto, forte de Sintra em Sacavém, forte da Cruz da Pedra, baterias do Terreiro do Paço e do Cais do Sodré, fortes do Alto de São João e da Atalaia, forte de São Paulo, forte de Manique, bateria dos Sete Moinhos, forte de São João de Deus, forte de Almada, bateria de Porto Brandão, bateria da Coroa, reduto da Raposeira, bateria do Torrão, bateria do Beato Afonso, forte da Trafaria, reduto do Alto do Pombal, bateria das Cruzinhas, do Moinho velho ou da Lagoa de Albufeira, bateria da Vigia, bateria de 30 de Junho, forte do Pragal, Palmela, forte velho do cabo Espichel, forte do Alto do Duque, Sesimbra, forte de São Teodósio, Setúbal, castelo de São Filipe, forte de Santa Maria da Arrábida, forte de Albarquel, baluarte O Buraco de Água, bateria do Adoxo, baluarte de Nossa Senhora da Conceição, forte de Santiago de Outão.

Alentejo (incluí o Ribatejo) - Documentos gerais, Santarém, Abrantes, Montalvão, Castelo de Vide, castelo de Nisa, Portalegre, Marvão, Vila do Crato, Arronches, Ouguela, Campo Maior, Elvas, forte de La Lippe (de Nossa Senhora da Graça), forte de Santa Luzia, Vila Viçosa, Juromenha, Estremoz, castelo de Noudar, Monsaraz, Moura, Évora, Mourão, Beja, Mértola, castelo de Ourique, Serpa, Olivença, Sines, castelo de Vila Nova de Milfontes.

Algarve - Documentos gerais, Sagres, Lagos, fortalezas da Ponta da Bandeira, forte do Pinhão e baterias de Nossa Senhora da Piedade e de Porto de Mós, Portimão, fortalezas de Santa Catarina e de São João do Registo, forte da Quarteira (Forte Velho) e forte de Loulé (Forte Novo), Albufeira, Faro, Bateria Nova e bateria da Barreta, baterias de Anção, bateria de Olhão, fortaleza de São Lourenço da Barra de Faro, Tavira, fortaleza de Cacela e fortaleza de São João do Registo da Barra de Tavira, bateria da Fuzeta, Vila Real de Santo António, baterias do Pinheiro e da Carrasqueira, fortaleza de Monte Gordo, Castro Marim, Alcoutim.

Madeira.

Açores - Documentos gerais, Faial, Flores e Corvo, São Miguel, São Jorge, Terceira.

Related material

Consultar também as secções: “Defesa” (DIV/3/1), “Organização” (DIV/3/2), “Mapas Gerais” (DIV/3/8), “Propriedades e Instalações Militares. Obras em geral” (DIV/3/20).

Publication notes

AHM - Inventário dos Documentos da 3ª Divisão - 9ª Secção (Fortificações). In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 50 (1980), pgs. 75 - 514. ANÓNIMO - Diário da Praça de Almeida de 1 a 20 de Julho de 1762 (Fragmentos). In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 20 (1950), pgs. 81 - 91. BAIÃO, José - O forte de Santa Luzia. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 47 (1977), pgs. 7 - 72. BARROS, João Vilanova de Vasconcelos Correia - Algumas notas sobre Moura militar. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 17 (1947), pgs. 153 - 156. CARDOSO, Mário - A organização defensiva dos castros do norte de Portugal e a sua romanização. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 22 (1952), pgs. 121 - 152. COSTA, António José Pereira da - A cidadela de Cascais e a Defesa da Costa Marítima do Guincho ao Estoril. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 63 (1998 - 1999), pgs. 37 - 98. GUEDES, Lívio da Costa - O Arco Belém - S. Julião da Barra, contorno da enseada de Paço de Arcos. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 54 (1986), pgs. 7 - 203. Idem - As fortificações marítimas estudadas por Carlos Pereira Callixto. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 60 (1992), pgs. 337 - 389. Idem - Novo contributo para a História da evolução da fortificação marítima do Algarve no século XVII. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 59 (1991), pgs. 163 - 178. GUIMARÃES, António Lobato de Oliveira - Monumento a S.M. a Rainha D. Maria II em S. Julião da Barra. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 56 (1987), pgs. 149 - 241. LIMA, Henrique de Campos Ferreira - Marvão nas campanhas da liberdade. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 15 (1945), pgs. 155 - 163. Idem - Monumentos dedicados à Rainha Dona Maria Segunda na Torre de São Julião da Barra. In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 9 (1939), pgs. 203- 212.