Available actions

Reader available actions

Share
 

Guerra do Ultramar (1961 - 1975).

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/AHM/DIV/1/39

Descriptive dates

1953 - 1974

Dimension and support

4 caixas com 81 processos dactilografados e impressos.

Producer

Colecção de documentos produzidos sobretudo pelas repartições do Estado Maior do Exército, com destaque para a 1ª Repartição relativa ao Pessoal e 2ª Repartição relativa às Informações, Repartição do Gabinete do Ministro do Exército e Direcção dos Serviços de Pessoal e Quartel-Mestre General.

Scope and content

Secção constituída por documentação datada do período da guerra colonial, entre 1961 a 1974, nomeadamente circulares da área do pessoal com destaque para licenças, vencimentos, rendição, condecorações, segurança e ordem pública, promoções, incorporação e mobilização; relatórios e informações sobre as medidas preventivas para o período eleitoral, a guerra electrónica, acção psicológica no ultramar e panfletos sobre a guerra colonial; resumo de noticias da 2ª repartição do Estado Maior do Exército e supintreps de contra-subversão. Destaque para algumas publicações nomeadamente o processo relativo ao livro do coronel Fernando Valença sobre “As Forças Armadas e as crises nacionais. A abrilada de 1961”.

Arrangement

A documentação encontra-se por ordem de registo de entrada no AHM.

Language of the material

Contém documentos em inglês, francês e espanhol.

Alternative form available

Alguns processos são fotocópias de originais.

Related material

Ver fundos da Repartição do Gabinete do Ministro do Exército (FO/6) e da Repartição do Gabinete do CEME (FO/7), Comando Territorial Independente da Índia (FO/27), Comando Militar de Cabo Verde (FO/37), Direcção dos Serviços do Ultramar (FO/39), Comissão de Coordenação do Programa MFA em Angola (FO/43), secções da 2ª Divisão (DIV/2), Iconografia (FE/100) e Fototeca (FE/110).