Available actions

Reader available actions

Share
 

1ª República (2ª fase) (1914 - 1926).

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/AHM/DIV/1/36

Descriptive dates

1818 - 1941

Dimension and support

33 caixas com 614 processos manuscritos, impressos e dactilografados, incluíndo fotografias.

Producer

Secção é composta por diversas entidades produtoras nomeadamente as Divisões Militares, com destaque para a 1ª e 5ª Divisão Militar, diversas unidades militares e políciais, Direcção Geral das Investigações Criminais sobre os últimos Acontecimentos Políticos da Secretaria da Guerra, o Campo Entrincheirado de Lisboa e o Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro. Ao nível da 1ª Guerra Mundial, destacam-se o Serviço de Censura Postal, o Estado-Maior do Exército Francês e os adidos militares em Paris e Madrid.

Biography or history

Esta secção retoma cronologicamente a documentação da 34ª Secção referente à República (1ª fase), e estende-se até ao golpe militar de 28 de Maio de 1926. A 2ª fase da República ficou caracterizada pela intabilidade política e social com o eclodir de diversos movimentos revolucionários e greves, pela implantação do denominado regime sidonista ou “República Nova” em 1917 e a proclamação da “Monarquia do Norte”, em 1919. A nível internacional, destaca-se a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial ao lado dos aliados, contra a Alemanha.

Scope and content

Esta colecção de documentos é composta por relatórios de diversas unidades militares e policiais sobre vigilância e manutenção da ordem pública e dirigidos ao comando da 1ª Divisão Militar, correspondência da Direcção Geral das Investigações Criminais e da Secretaria da Guerra sobre presos políticos, com destaque para os processos sobre os acontecimentos de Outubro de 1921, 1924 e 1925, autos de corpo de delito instaurados a diversos militares pela 5ª Divisão Militar e as sentenças dos tribunais sobre actividades subversivas e indisciplina. Relatórios, correspondência e relações de presos durante o período Sidonista, em particular sobre os acontecimentos revolucionários de Outubro de 1918, processos do Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro durante as greves ferroviárias de 1919/1920 e correspondência entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Guerra sobre os movimentos monárquicos no Norte do País, através da Galiza. Durante o período da 1ª Guerra Mundial, destacam-se a correspondência recebida pelo Serviço de Censura Postal, as informações do Estado Maior do Exército Francês, correspondência do Adido Militar em Paris e do Adido Militar em Madrid e a correspondência da Delegação Portuguesa da Conferência de Paz em 1919/1920.

Arrangement

Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no AHM, segundo a organização do seu património documental em 1931. No entanto, as informações do Exército Francês foram agrupadas em processos anuais e ordenados cronologicamente.

Language of the material

Contém documentos em francês e alemão.

Related material

Ver a 34ª Secção "1ª República. Revoltas e Incursões Monárquicas (1910 - 1914)" (DIV/1/34); a 35ª Secção “Corpo Expedicionário Português” (DIV/1/35); a 37ª Secção "Campanhas relacionadas com a Monarquia do Norte (1919) (DIV/1/37); e a 38ª Secção "28 de Maio. Ditadura Militar e Estado Novo (19126 - 1960)" (DIV/1/38; Repartição do Gabinete do Ministro da Guerra (FO/6); e o arquivo particular de Maia de Magalhães (FP/21).

Publication notes

Brandão, Fernando de castro - "A I República: uma cronologia". Lisboa, Livros Horizonte, 1991 Marques, A. H. Oliveira - "História da 1ª República Portuguesa". Lisboa, Iniciativas Editoriais, 1978 Telo, António José - "Decadência e queda da 1ª república Portuguesa". Lisboa, A Regra do Jogo, 1980.