Available actions

Reader available actions

Share
 

Implantação da República (1910 - 1911).

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/AHM/DIV/1/33

Descriptive dates

1903 - 1911

Dimension and support

3 cx. com 116 processos manuscritos e alguns impressos e dactilografados.

Producer

Esta colecção é composta por documentação produzida pela 1ª Divisão Militar e 2ª Divisão Militar, Secretaria da guerra com destaque para a sua Repartição de Gabinete, Governo provisório da república, governos civis e algumas unidades militares.

Biography or history

O assassínio do Dr. Miguel Bombarda, a 3 de Outubro de 1910, provocou o início da revolução republicana. As forças revolucionárias, acampadas no alto da Avenida da Liberdade, com o apoio da marinha de guerra, provocam a fuga de D. Manuel II, que embarcou para o exílio a bordo do iate real “D. Amélia”. O Exército, desmoralizado com a fuga do rei, acaba também por ceder à causa republicana. A 5 de Outubro, e após a assinatura do armistício, o directório do Partido Republicano proclamou a abolição da Monarquia e nomeou o Governo Provisório da República.

Scope and content

Secção composta por relações e declarações de militares de diferentes unidades que aderiram à República, manifestos do presidente Teófilo Braga, subscrições e indemnizações a conceder às vítimas da implantação da República, pagamento de gratificações, promoções de pessoal, participações no movimento de 31 de Janeiro de 1891, reintegrações no Exército, relatórios sobre incidentes, ingressos na Guarda Republicana, propaganda contra o novo regime, ordem pública, correspondência sobre as incursões monárquicas e legislação promulgada pelo Governo Provisório da República no âmbito do pessoal.

Arrangement

Esta colecção não se encontra organizada. os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Related material

Para esta secções, ver também as colecções de Iconografia (FE/10) e Fototeca (FE/110) e o fundo particular de Maia de Magalhães (FP/21) para as incursões monárquicas.

Publication notes

FERREIRA, David - História Política da Primeira República Portuguesa. Vol. I (1910 - 1915), Lisboa, 1975 FERRÃO, Carlos - História da República. Ed. Comemorativa do Cinquentenário, Lisboa, 1960. MARQUES, Oliveira - A Primeira República Portuguesa. Alguns aspectos estruturais. 2ª ed., Lisboa, 1975 MEDINA, João - História Contemporânea de Portugal. Vol. I, Lisboa, 1985 REGO, Raul - História da República. Vol. II - V, Lisboa, 1986 - 1987.