Available actions

Reader available actions

Share
 

Repercussões da Luta Carlista (1864 - 1884).

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/AHM/DIV/1/30

Descriptive dates

1726 - 1829

Dimension and support

4 cx. com 128 processos manuscritos alguns e impressos.

Producer

Esta colecção é composta por documentos produzidos e recebidos por várias entidades produtoras nomeadamente Ministério da Guerra, Ministério do Reino e Ministério dos Negócios Estrangeiros, governos civis com destatque para o da Guarda, Comandos da 1ª 3ª e 4ª Divisões Militares, Comandos Gerais de Artilharia e Engenharia e governo de São Julião da Barra.

Biography or history

O Carlismo foi um movimento legitimista espanhol, que surgiu a partir de 1830, quando Fernando VII declarou a sua filha Isabel como sua sucessora, contra as pretensões do irmão Carlos Maria de Bourbon, príncipe das Astúrias. Depois da morte de Fernando VII, Carlos de Bourbon proclama-se Carlos V, dando origem à guerras civis de 1833-1840, 1846-1849 e 1872-1876. Em Portugal, D. Miguel recebe o apoio dos carlistas nas lutas entre liberais e conservadores que provocaram a divisão nas Casas Reais de Bragança e Bourbon, dando origem a um conjunto de conspirações e tentativas de levantamento de uma guerrilha carlo-miguelista em Portugal, sobretudo na III Guerra Carlista entre os anos de 1872 e 1876.

Scope and content

Esta secção é composta por correspondência sobre os tumultos provocados pela guerrilha carlo-miguelista, nomeadamente em Loulé, Sabugal e Montalegre, diligências para a prisão dos refugiados espanhóis carlistas e apreensão de armamento, acções diplomáticas com a Espanha no âmbito dos confrontos entre os rebeldes espanhóis e as tropas portuguesas junto às fronteiras, deslocamentos de unidades militares durante as operações contra os carlistas, medidas de segurança e defesa das praças militares e manutenção da ordem pública através da cooperação entre autoridades civis e militares, com destaque para o relatório do coronel Salgado relativo à sua comissão extraordinária na Beira; requerimentos e notas de assento das praças de várias unidades militares, relações de pessoal que tomaram parte nas acções liberais na praia do Mindelo, correspondência da 8ª Divisão Militar para o Ministério da Guerra e correspondência recebida pelo governo de São Julião da Barra nomeadamente da 1ª Divisão Militar.

Arrangement

Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931.

Physical characteristics and technical requirements

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Publication notes

MEDINA, João - Ecos em Portugal da Terceira Guerra Carlista (1872 - 1876). In: "Boletim do AHM", Lisboa, vol. 62 (1997), pgs. 9 - 34.