Available actions

Reader available actions

Share
 

Campanha do Rossilhão e Catalunha (1793 - 1795).

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/AHM/DIV/1/10

Descriptive dates

1793 - 1840

Dimension and support

6 caixas com 87 processos.

Biography or history

Com o regicídio de Luís XVI de França, em plena revolução francesa, alguns países europeus, nomeadamente a Inglaterra, a Polónia, a Espanha a que se seguiu Portugal, tomaram providências militares e diplomáticas face ao perigo de um ataque por parte da França. É neste contexto que, com a declaração de guerra da Inglaterra à França, Luís Pinto de Sousa exerceu esforços diplomáticos para firmar uma aliança militar com a Espanha e a Inglaterra. A 15 de Julho foi assinada a convenção luso-espanhola de auxílio mútuo e a 26 de Setembro assinou-se a convenção com a Inglaterra. O Exército português de auxílio a Espanha e com destino ao Rossilhão foi comandado pelo tenente-general João Forbes SKellater e constituído por 6 regimentos de Infantaria e uma brigada de Artilharia com 22 bocas de fogo, num total de 6.000 efectivos. Desta força faziam parte militares de grande prestígio como os marechais-de-campo D. António Soares de Noronha, D. Francisco Xavier de Noronha e D. João Correia de Sá, o conde de Assumar e o coronel Gomes Freire de Andrade, entre outros. A campanha do Rossilhão durou até ao final de 1794. As conquistas de Ceret, Villellongue, entre outras praças trouxeram bastante prestígio aos generais portugueses embora o Inverno de 1793 provocasse a perda de todas as vantagens militares até aí conseguidas. Na Primavera de 1794, os franceses obrigaram as tropas aliadas a retirar para a Catalunha, onde muitos portugueses morreram ou ficaram feridos. Em Novembro os franceses venceram a batalha da Montanha Negra o que levou os espanhóis a negociar em separado a assinatura do tratado de paz em Junho de 1795 na cidade de Basileia. Após o regresso das tropas a Portugal, a paz foi assinada em 20 de Agosto de 1797.

Scope and content

Secção composta por documentação relativa às campanhas militares ocorridas no Rossilhão e Catalunha, com destaque para a correspondência enviada ao Ministro da Guerra, nomeadamente do comandante Forbes Skellater relatando os factos ocorridos e definindo as disposições das marchas dos 6 regimentos, do coronel Gomes Freire de Andrade sobre os movimentos de tropas e de Rodrigo de Sousa Coutinho sobre os acontecimentos políticos e diplomáticos da época; planos de uniformes e de organização e composição do exército auxiliar, planos de acção, instruções necessárias ao embarque das tropas e relatórios da viagem e do desembarque na Catalunha, relatórios de revistas e inspecções às tropas e processos de disciplina; mobilização de civis e benesses aos militares incorporados, promoções e mapas de força das unidades com destaque para as Brigadas de Engenheiros e de Artilharia; despesas feitas pela Intendência Geral dos Víveres do Exército Auxiliar e relações de vencimentos, despesas e balanços das contas da Tesouraria Geral do Exército Auxiliar e correspondência com a Tesouraria Geral das Tropas da Corte e Estremadura; informações sobre a criação do serviço de saúde em campanha para apoio às tropas em combate; relatórios sobre o teatro de operações e a retirada das tropas; relações de mortos, feridos, desaparecidos, prisioneiros e desertores da campanha de 1793-1795; legislação com benefícios e recompensas concedidos aos feridos e familiares dos mortos e requerimentos das viúvas e órfãos.

Indexing terms / keywords

Espanha; Deserções; Artilharia; Engenharia; Andrade, Gomes Freire de; Rossilhão; Ministério da Guerra; Cartas; Prisioneiros de Guerra; Correspondência; 1793; Campanhas do Rossilhão e Catalunha; 1795; Catalunha; Skelater, João Forbes

Subject

Índice de Assuntos > Cronológica > 1793
Índice de Assuntos > Cronológica > 1795
Índice de Assuntos > Onomástica > Andrade, Gomes Freire de
Índice de Assuntos > Outros > Artilharia
Índice de Assuntos > Outros > Campanhas do Rossilhão e Catalunha
Índice de Assuntos > Outros > Cartas
Índice de Assuntos > Outros > Catalunha
Índice de Assuntos > Outros > Correspondência
Índice de Assuntos > Outros > Deserções
Índice de Assuntos > Outros > Engenharia
Índice de Assuntos > Outros > Espanha
Índice de Assuntos > Outros > Ministério da Guerra
Índice de Assuntos > Temática > Prisioneiros de Guerra
Índice de Assuntos > Outros > Rossilhão
Índice de Assuntos > Onomástica > Skelater, João Forbes

Access restrictions

Os documentos originais são “reservados” pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Language of the material

Contém documentos em francês e espanhol.

Physical characteristics and technical requirements

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Alternative form available

Secção digitalizada.

Related material

Ver na colecção de Livros de Registo Antigos (F5) os livros relativos ao Exército Auxiliar a Espanha (AHM/FG/5/H2).

Publication notes

AHM - Descrição da campanha do Rossilhão desde que entraram as tropas portuguesas, feita pelo conde de Assumar. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 19 (1949), pp. 105 - 111. AHM - História do Roussillon. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 7 (1937), pp. 87 - 119; vol. 8 (1939), pp. 21 - 60. Borges, João Vieira - Intervenções militares portuguesas na Europa do séc. XVIII: uma análise estratégica. S. Pedro do Estoril, Atena, 2000. Martins, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945. Vicente, António Pedro - memórias políticas, geográficas e militares de Portugal - 1762 - 1796. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 41 (1971), pp. 11 - 298.