Available actions

Reader available actions

Share
 

Governos de Aires de Sá e Melo e Visconde de Vila Nova de Cerveira (1776 - 1801).

Description details

Description level

Section Section

Reference code

PT/AHM/DIV/1/09

Descriptive dates

1754 - 1830

Dimension and support

11 caixas com 188 processos manuscritos e 3 impressos.

Biography or history

Aires de Sá e Melo foi secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra de Junho de 1776, sucedendo a D. Luís da Cunha Manuel, até ao seu falecimento em Maio de 1786, sendo substituído interinamente por Martinho de Melo e Castro. Foi embaixador em Madrid, de 1764 a 1775, e aí alcançou grande prestígio devido à sua política de aproximação com a Espanha e com o auxílio prestado à corte espanhola quando se deu a "revolta de los sombreros" contra Carlos III em Março de 1766, motivada pelas reformas de Squillace contra as tradições espanholas. Por decreto de 15 de Fevereiro de 1775 foi nomeado ministro e secretário-adjunto do marquês de Pombal para o despacho corrente. Após a resignação de Pombal, foi reconduzido, em 26 de Março de 1777, no cargo de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra por D. Maria I. O ministério de Aires de Sá e Melo caracterizou-se por uma forte preocupação com as deficiências do Exército em termos de pessoal e de munições, pelo que se aplicou o segundo projecto do conde de Lippe para a sua reorganização, fixando-se o serviço militar em 10 anos. Neste período surgiram alguns conflitos militares no sul do Brasil, com o ataque dos espanhóis à colónia do Sacramento e que veio a culminar na assinatura do tratado de paz de limites, em Outubro de 1777. Segundo este tratado a Espanha cedia a Portugal a ilha de Santa Catarina e parte da província do Rio Grande do Sul e Portugal cedia as terras do Paraguai, a colónia do Sacramento, parte do Maranhão e as ilhas de Fernando Pó e Ano Bom, no Atlântico. O visconde de Vila Nova de Cerveira, sucedeu a Aires de Sá e Melo tomando posse do cargo de secretário de Estado dos Negócios da Guerra em 1 de Maio de 1786 até Janeiro de 1801.

Scope and content

Secção constituída fundamentalmente pela correspondência enviada ao secretário de Estado dos Negócios da Guerra, Aires de Sá e Melo, pelo secretário de Estado da Marinha e Domínios Ultramarinos, Martinho de Melo e Castro; pelos governadores de Armas da Corte e Estremadura, Minho e Partido do Porto, Trás-os-Montes, Beira, Alentejo e Algarve; governadores de fortalezas e praças; comandantes de diversas unidades militares; comandantes de Artilharia de Estremoz e do Algarve; do Intendente Geral da Polícia, Diogo Inácio de Pina Manique; de autoridades civis com destaque para corregedores e juizes de fora de diversas comarcas sobre material e pessoal nomeadamente promoções e vencimentos, relações internacionais e de cariz diplomático; processos de fardamento e assentos de boca de diversas províncias; e requerimentos de militares e seus familiares. Contém ainda alguns processos despachados pelo visconde de Vila Nova de Cerveira sucessor de Aires de Sá e Melo na pasta da Guerra.

Indexing terms / keywords

Porto; Algarve; Minho; Alentejo; Artilharia; Requerimentos; 1801; Material; Intendência; Estremoz; Correspondência; Relações Internacionais; Estremadura; Governo das Armas da Beira; Trás-os-Montes; Governo das Armas do Alentejo; 1776; Diplomacia; Governador das Armas da Corte e Estremadura; Governador das Armas de Trás-os-Montes; Governador das Armas do Minho; Governador das Armas do Algarve; Víveres; Famílias; Castro, Martinho de Melo e; Beiras, província; Melo, Aires de Sá; Vila Nova de Cerveira, visconde; Manique, Diogo Inácio de Pina; Governador das Armas do Partido do Porto; Ministro e Secretário de Estado da Marinha e Domínios Ultramarinos; Intendência Geral da Polícia

Subject

Índice de Assuntos > Cronológica > 1776
Índice de Assuntos > Cronológica > 1801
Índice de Assuntos > Geográfica > Alentejo
Índice de Assuntos > Geográfica > Algarve
Índice de Assuntos > Outros > Artilharia
Índice de Assuntos > Geográfica > Beiras, província
Índice de Assuntos > Outros > Castro, Martinho de Melo e
Índice de Assuntos > Outros > Correspondência
Índice de Assuntos > Outros > Diplomacia
Índice de Assuntos > Outros > Estremadura
Índice de Assuntos > Outros > Estremoz
Índice de Assuntos > Outros > Famílias
Índice de Assuntos > Outros > Governador das Armas da Corte e Estremadura
Índice de Assuntos > Outros > Governador das Armas de Trás-os-Montes
Índice de Assuntos > Outros > Governador das Armas do Algarve
Índice de Assuntos > Outros > Governador das Armas do Minho
Índice de Assuntos > Outros > Governador das Armas do Partido do Porto
Índice de Assuntos > Outros > Governo das Armas da Beira
Índice de Assuntos > Outros > Governo das Armas do Alentejo
Índice de Assuntos > Outros > Intendência
Índice de Assuntos > Outros > Intendência Geral da Polícia
Índice de Assuntos > Outros > Manique, Diogo Inácio de Pina
Índice de Assuntos > Outros > Material
Índice de Assuntos > Outros > Melo, Aires de Sá
Índice de Assuntos > Outros > Minho
Índice de Assuntos > Outros > Ministro e Secretário de Estado da Marinha e Domínios Ultramarinos
Índice de Assuntos > Outros > Porto
Índice de Assuntos > Outros > Relações Internacionais
Índice de Assuntos > Tipológica > Requerimentos
Índice de Assuntos > Outros > Trás-os-Montes
Índice de Assuntos > Outros > Vila Nova de Cerveira, visconde
Índice de Assuntos > Outros > Víveres

Access restrictions

Os documentos originais são "reservados" pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.

Language of the material

Contém documentos em espanhol, inglês, francês, italiano e latim.

Physical characteristics and technical requirements

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Alternative form available

Secção digitalizada.

Publication notes

AHM - O que se passou antes e depois do rompimento da guerra em a nova colónia cidade do Sacramento. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 9 (1939), pp. 39-83. Melo, João de Almada - Ofícios para Aires de Sá e Melo acerca do Corpo de São Clemente Mártir. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 12 (1942), pp. 278-279.