Campanhas da Guerra das Laranjas (1801).

Description level
Section Section
Reference code
PT/AHM/DIV/1/12
Descriptive dates
1794 - 1856
Dimension and support
3 caixas com 138 processos.
Producer
Diversos, com destaque para o secretário de Esatdo dos Negócios da Guerra, dos Negócios Estrangeiros, comandante do Exército, unidades militares interveninetes nesta campanha e governadores de praças militares entre outros.
Biography or history
A Guerra das Laranjas foi desencadeada durante 3 semanas na sequência de um acordo entre Napoleão e Carlos IV de Espanha para a partilha de Portugal, prenúncio das invasões francesas. A 29 de Janeiro de 1801, a Espanha e França enviaram um ultimato a Portugal no sentido de abandonar a aliança com a Inglaterra. A 27 de Fevereiro, Carlos IV declara Guerra a Portugal. Em Maio deu-se a invasão do Alto Alentejo, por um exército comandado por Manuel Godoy, visando as praças de Olivença, Campo Maior, Castelo de Vide e Portalegre, entre outras. A 6 de Junho foram assinados os dois acordos de paz, um com Espanha e outro com a França. Com este acordo a Espanha restituía as praças conquistadas à excepção de Olivença e Portugal foi obrigado a pagar uma indemnização de 25 milhões de libras à França e a fechar os portos aos navios ingleses.
Acquisition information
Três documentos desta secção foram oferecidos ao AHM.
Scope and content
Secção constituída por correspondência dirigida a João Forbes de Skellater, marquês de Angeja, Fernando da Costa de Ataíde e Freire, Luís Pinto de Sousa, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, marquês de Ponte de Lima, marquês de Tancos, D. António Soares de Noronha e D. Miguel Pereira Forjaz; do Comandante-em-Chefe do Exército, duque de Lafões e o Secretário de Estado dos Negócios da Guerra sobre a declaração de guerra pela Espanha e os preparativos para a guerra; entre o secretário de Estado dos Negócios da Fazenda e o secretário de Estado dos Negócios do Reino sobre o auxílio de Inglaterra e de Gomes Freire de Andrade e suas proclamações e discursos a incitar à luta contra os espanhóis. Relatos de falta de armamento e munições dos regimentos para a defesa das praças, reconhecimentos na zona do Alentejo e planos e disposição para a defesa da fronteira entre o Tejo e o Douro. Composição dos exércitos e distribuição de forças militares nomeadamente das tropas estacionadas nas províncias do Alentejo, Douro e Trás-os-Montes, ordens de operações e mapas de força dos regimentos intervenientes e relatórios de actividades das Divisões do Exército do Alentejo. Notícias e relatos dos ataques e tomada, pelos espanhóis, das praças alentejanas de Olivença, Campo Maior, Elvas, Moura, Castelo de Vide, Arronches e Juromenha, com destaque para o processo sobre a queda de Olivença. Memórias das operações militares e diário de campanha do barão de Wiederhold. Tratados de paz entre Portugal, Espanha e França assinados pelos seus representantes.
Indexing terms / keywords
Elvas; Operações; Espanha; Alentejo; França; Campo Maior; Douro, rio; Inglaterra; Andrade, Gomes Freire de; Tejo, rio; 1801; Wiederhold, barão; Correspondência; 1856; Olivença; Defensiva; Trás-os-Montes; 1794; Mapas da Força; Forjaz, Miguel Pereira; Angeja, marquês; Lafões, duque; Coutinho, Rodrigo de Sousa; Tancos, marquês; Arronches; Coutinho, Luís Pinto de Sousa; Guerra das Laranjas; Reconhecimentos; Relatórios de Actividades; Noronha, António Soares de; Freire, Fernando da Costa de Ataíde; Ponte de Lima, marquês; Diário de Campanha; Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Fazenda; Moura; Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino; Skelater, João Forbes; Juromenha
Access restrictions
Os documentos originais são “reservados” pelo que a consulta só é feita através de cópia digital.
Language of the material
Contém documentos em inglês, francês e alemão.
Physical characteristics and technical requirements
Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.
Alternative form available
Secção digitalizada.
Publication notes
AHM - Documentos inéditos relativos ao tenente-general Gomes Freire de Andrade. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 12 (1942), pp. 153 - 161. AHM _ Documentos relativos ao tenente-general João Forbes Skellater e a sua família. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 12 (1942), pp. 17 - 39. AHM - Relação da entrada e sucessos dos espanhóis na província do Alentejo, no ano de 1801, desde 20 de Maio até 6 de Junho. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 6 (1936), pp. 191- 225. Carvalho, Manuel Jorge Pereira de - Guerra das laranjas: Um Documento Elucidativo. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 62 (1997), pp. 91 - 135. Martins, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945. Selvagem, Carlos - Portugal Militar. Lisboa, Imprensa Nacional, 1931. Ventura, António - Guerra de 1801. Diário das Operações das Divisões Espanholas e do Exército de operações contra Portugal. In: “Boletim do AHM”, Lisboa, vol. 61 (1995), pp. 187 - 305.